domingo, 28 de junho de 2009

Amazônia



A Amazônia possui grande importância para a estabilidade ambiental do Planeta. Nela estão fixadas mais de uma centena de trilhões de toneladas de carbono. Sua massa vegetal libera algo em torno de sete trilhões de toneladas de água anualmente para a atmosfera, via evapotranspiração, e seus rios descarregam cerca de 20% de toda a água doce que é despejada nos oceanos pelos rios existentes no globo terrestre.

A importância da Amazônia para a humanidade não reside apenas no papel que desempenha para o equilíbrio ecológico mundial. A região é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima fonte de matéria-prima (alimentares, florestais, medicinais, energéticas e minerais).





A região formada pela bacia do Rio Amazonas e recoberta pela Floresta Amazônica: a maior floresta tropical do mundo. A Amazônia abrange nove países da America do Sul e uma área de 7,5 milhões de km². A área brasileira representa 66% desse total e envolve os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondonia, Roraima e pequena parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

Quando os colonizadores europeus chegaram na Amazônia, no século 16, estima-se que ela era habitada por uma grande população de indígenas. Permaneceu quase intocada pela civilização ocidental até o início do século 20. Hoje, o desmatamento desenfreado coloca em risco todo o equilíbrio ecológico da Amazônia.

O Rio Amazonas, sozinho, representa cerca de 17% de toda a água líquida da Terra. É a mais vasta bacia hidrográfica do mundo e, de acordo com alguns pesquisadores, também o mais longo, com 6.800 km e nascente na montanha gelada de Mismi, na província de Caylloma, ao sul do Peru a cerca de 5 mil metros de altitude. O segundo mais longo seria o Nilo com 6.695km.




A floresta Amazônica é um ecossistema auto-sustentável. Ela se mantém com seus próprios nutrientes num ciclo permanente. Existe um delicado equilíbrio nas relações das populações biológicas que são sensíveis a interferências antrópicas. A Amazônia apresenta uma grande variedade de ecossistemas, dentre os quais se destacam: matas de terra firme, florestas inundadas, várzeas, igapós, campos abertos e cerrados. Conseqüentemente, a Amazônia abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais: 1,5 milhão de espécies vegetais catalogadas; três mil espécies de peixes; 950 tipos de pássaros; e ainda insetos, répteis, anfíbios e mamíferos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário